terça-feira, janeiro 10, 2006

....romA?


.... Poderá ser romA uma parte de um todo conhecido repleto de algo profundamente desconhecido? Grande dicotomia não?! como será isso? Será que conhecemos os cantos todos da nossa casa? Há sempre um belo borboto por descobrir naquele canto esquecido. Uma sombra por explorar. Será que conhecemos todos a palavra roma? Tenho dificuldades em traduzi-la. "Pense" diz o grande Simon Blackburn. Pois eu digo que nem tu chegaste lá!

Questiono-me vezes sem conta sobre o significado dessa palavra cheia de história e de vida. Ou mesmo das palavras que constituem o nosso dicionário. Penso em cada uma delas... MEU DEUS!!! SIGNIFICADO?

ROMA pode ser o que quisermos depende do ponto de vista. será o nome de uma cidade? ou será uma palavra cheia de sentimento que o Homem tenta construir e construir, restaurar, mimar, energizar.... é bonito sentir tudo isso; na realidade andamos aqui por causa dessa linda palavra romA.

Um dia quando for velha e me sentar no muro a contemplar o fim da tarde no rio quero fechar os olhos, ouvir os peixes a saltarem na água e as gaivotas a salivarem-se por mais uma refeição, Ouvir o filho a fugir da mãe pedindo um pouco de atenção, miminho e autonomia, ouvir um sorriso e sentir o calor de duas pessoas que se amam, quero pegar no pedaço de ser que rege o meu próprio movimento, tirá-lo de mim, olhá-lo de frente e dar-lhe um beijo com sabor a romã.

Termino o dia numa igreja com "ar saudavél" a sorrir com embaraço, e a dizer "Bem hajas!". Abraçar-me (te) e dizer, "afinal a tua alma é levezinha, nunca pensei conseguir pegar em ti". Obrigada! Afinal vale a pena ser todos dias romA.

Um abraço cheia de sons de uma Ode,
Até amanhã!

Dulce

3 comentários:

Anónimo disse...

É complicado...mas é lindo! Derreto mais uma vez, sem seber muito bem a que rio vou dar, não espero vou, derreto sem sentido estonteado sem vida propria, mas derreto na propria vida, no universo daquilo que nos movimenta, no proprio movimento. A paz deixa de existir para dar lugar a uma queda, ou antes um vôo alucinante catapultado por um ser daqueles invisíveis que nos amparam e nos levam,...e eu não sei senão ser, estar e ir com eles. Quem dera fossemos todos juntos....bem se calhar até vamos. Boa Viajem para Ti!bem hajas

Anónimo disse...

E é Roma uma cidade lindissima;cidade dos justos,dos compreendedores,dos verdadeiros amantes....dos criadores da arte...românica.
Uma cidade bela para quem lã vive e para quem a vê de fora...verdadeiramente a maior...
Eu...quando for grande...quero ser Castanho, e tu Azul?
...EU ser a TERRA e TU seres o
MAR...
...e na praia ELE brinca e constroi castelos de Areia que se derretem...
...por entre os dedos das nossas mãos!

É a PRAIA DO FOGO...
...uma chama e dois corações!
Na PRAIA DO FOGO...
...só os sentidos libertam a razão!

Dea

Mariana disse...

Roma...per sempre.

Roma ficou para sempre. Pelas ruas, pelos sítios que me marcaram ficaram as histórias de dias diferentes, de projectos que morreram e pessoas que permanecem distantes.

Apesar disso, Roma é sobretudo a recordação de bons momentos, daqueles que para sempre vão permanecer no meu coração.

Um dia espero regressar. Até lá ficam os momentos porque a vida é essencialmente feita entre os dias que passam.

Até sempre.