terça-feira, janeiro 24, 2006

Nuvem...

















Não queiras pôr a nuvem numa caixa transparente,
Ensinar-lhe as leis quotidianas,
Com quanto amor domesticá-la.
Ela não fala essa linguagem.
Não tem lei, nem morada.
Uma secreta voz constantemente a chama.
Amá-la é conservá-la aí…
Nessa paragem, de instável insegurança.
E se quiseres guardá-la,
Na doce paz tão comum,
Tão diferente da paz inquieta, e sempre outro em que cintila.
Já não é a nuvem que tu amas, e mal sujeita ao clima estranho que a mutila, desfaz-se em água, e some-se na terra, transformada em lama.

Mário Dionísio



dimensaooculta

7 comentários:

Anónimo disse...

Amar a nuvem...é...
mergulhar no seu interior,
deixarmo-nos banhar pela sua densidade,
Olha-la por fora,admirar a sua beleza e o modo como ela vagueia ao sabor da sua própria natureza,
Senti-la por dentro e absorver a sua essência...

E quando a sua natureza é forte...se o clima a mutilar ela derrete-se em água,entranha-se na terra,transforma a lama...e logo emerge num vapor que se eleva e nos atravessa de fora para dentro...
...e emerge...
...emerge...
O Nevoeiro Sagrado.

Depois,a nuvem é mais nuvem,mais bela e mais livre...
...e depois eu sou mais feliz como a Arvore que ela alimentou...

...depois...
...a Natureza é a Nossa.

Dea

Anónimo disse...

:)
Eventualmente acabaremos todos por emergir!Eventualmente este estado de espírito acabará por passar.Eventualmente acabarei por acreditar que há coisas que devem aconteçer...eventualmente acabarei por aprender que de tudo o que tenho fugido é tudo o que tenhoo que aprender, é o tudo que escolhi experenciar...eventualmente acabarei por gostar deste mundo como se fosse minha casa...eventualmente vou deixar de procurar no ontem respostas para o amanhã...eventualmente terei a certeza de que o tempo existe no agora, sem distinção temporal entre o passado e o futuro...eventualmente!Eventualmente tudo o que queria desta semana, era uma metáfora de alguém que não usa nunca figuras de estilo para se expressar, num construto impessoal e quase disfuncional de uma estranha utopia minha, que não se cansa de bater na parede, que parece não um objectivo, que parece não ter sentido...Eventualmente, como em tudo, acabarei a "emocionalizar" uma racionalidade persecutória.
Eventualmente...


dimensaooculta

Anónimo disse...

Eventualmente...
...quando se deseja...
...quando se quer muito,
Luta-se com os meios mais sensatos!
Tem que se lutar no dia a dia;
saborear as pequenas coisas que nos dão energia...
Temos de usufruir de nós próprios,
mostrar aos outros que estamos aqui,
Fazê-los perceber o que nos faz bem,
e dar-lhes o que lhes vai fazer sentir melhor!
...é importante mostrar!
...é importante Viver!

Anónimo disse...

Não se queira a solidificação de uma nuvem...porque o amor primeiro é uterino, água, mistério, paixão e sangue. As nuvens são para nos ilimitarmos de imaginação com as costas deitadas numa relva vermelha de sonho.

Anónimo disse...

Queria que no meu utero nascesse uma bola de sabão, para eu poder brincar com ela e pensar que o amor não era mais do que um sopro no ar transformado em cor.
Mas estou sentada no chão, com o meu sonho vermelho, em frente a uma plateia petrificada, que não sabe que o meu amor veio de uma chamada a pagar no destino.
Solidifico...todos os dias!Mesmo quando me esqueco!Até quando a tua voz é a única poesia sussurrada no meu pescoço.

dimensaooculta

Anónimo disse...

um,dois,um,dois...experiência, o mundo é um espaço que vamos habitar...

Anónimo disse...

E começou lindo hoje...com o sol em todos os recandos do meu olhar...três mais uma vez e a peça começa...

dimensaooculta