Denominado originalmente Real Teatro de São João, o edifício primitivo foi mandado construir por Francisco de Almada e Mendonça em 1974 e projectado pelo arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi. Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira" a 13 Maio de 1798, com o intuito de assinalar os anos do príncipe regente, motivo este que, nos primeiros tempos, ainda deram o nome de Teatro do Príncipe ao referido teatro.
Em 11 de Abril de 1908 um violento incêndio destruiu completamente o teatro. Não se conformando com a perda, logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve início em 1911 e terminou em 1918 , com projecto de Marques da Silva .
Em 1992, o teatro foi adquirido pelo estado português
Para assinalar a efeméride estão agendadas duas visitas guiadas ao edifício e bastidores do Teatro, às 10h30 e 16h30, com entrada livre. Se estiver interessado em comparecer por favor confirme antecipadamente a presença para o departamento de Relações Públicas, tels. 223401950/51.
6 comentários:
Mais um dia em que deixava a capital atrás das costas..
:)
Porque não deixas? Vem dar um saltinho a este lugar...
Vi um excerto da visita na tv...achei tão linda a ideia dos espectáculos que se realizam na plateia e do público que fica no palco :)
:) eu sei tb vi um bocadinho!!
bem na Batalha no centro da cidade
Há lá coisas do diabo....bem no centro!!!
adestrezadasduvidas.blogspot.com
Enviar um comentário