segunda-feira, maio 12, 2008

210 anos de existência do Teatro S. João

No próximo dia 13 de Maio o Teatro S. João completa 210 anos de existência. Sempre sob o nome São João, o “monumento que a Nação poisou a sul da Praça da Batalha” tem sofrido, desde o século XVIII, diversas transformações ao nível da programação e nos contextos institucionais e arquitectónicos: de Real Teatro de São João (1798) passando por Teatro São João (1920) e Cine São João até ao actual Teatro Nacional São João (1992).
Denominado originalmente Real Teatro de São João, o edifício primitivo foi mandado construir por Francisco de Almada e Mendonça em 1974 e projectado pelo arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi. Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira" a 13 Maio de 1798, com o intuito de assinalar os anos do príncipe regente, motivo este que, nos primeiros tempos, ainda deram o nome de Teatro do Príncipe ao referido teatro.
Em 11 de Abril de 1908 um violento incêndio destruiu completamente o teatro. Não se conformando com a perda, logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve início em 1911 e terminou em 1918 , com projecto de Marques da Silva .
Em 1992, o teatro foi adquirido pelo estado português
Para assinalar a efeméride estão agendadas duas visitas guiadas ao edifício e bastidores do Teatro, às 10h30 e 16h30, com entrada livre. Se estiver interessado em comparecer por favor confirme antecipadamente a presença para o departamento de Relações Públicas, tels. 223401950/51.

6 comentários:

S. disse...

Mais um dia em que deixava a capital atrás das costas..

Oriana Tavares da Rocha disse...

:)
Porque não deixas? Vem dar um saltinho a este lugar...

S. disse...

Vi um excerto da visita na tv...achei tão linda a ideia dos espectáculos que se realizam na plateia e do público que fica no palco :)

Oriana Tavares da Rocha disse...

:) eu sei tb vi um bocadinho!!

Anónimo disse...

bem na Batalha no centro da cidade

Oriana Tavares da Rocha disse...

Há lá coisas do diabo....bem no centro!!!

adestrezadasduvidas.blogspot.com