terça-feira, abril 25, 2006

Lehaim

Não vamos muito longe, pelo menos não em dias assim ou em dias que não são assim nem assado. Procuro a honestidade das palavras com a mesma sede que procuro a verdadeira essência dos actos, das palavras, dos pequenos sussurros espirituosos. A mesma sede que me faz continuar a procurar os momentos sublimes de uma cumplicidade autêntica, livre de pressupostos, ausente na sua pura liberdade. Não podendo ser muito mais e só por isso ser o tudo. Hoje que se celebra a Revolução, vamos conceder-nos a todos um pequeno momento para saborear o quão preciosa é a nossa liberdade, pelo menos aqueles que ainda sentem que são livres. Vamos perder um segundo, retirar a venda do olhar e conceptualizar a nossa vontade. As limitações nascem no nosso conceito de vida, do que escolhemos para nós, para experenciar. Não condeno quem escolhe o amanhã como o limite, ou quem faz das vicissitudes da vida o drama quotidiano de uma depressão, ou uma tristeza quase monocórdica da única e aparente felicidade que conheceram até então…Por não condenar não admito que questionem a minha forma de estar, sendo a minha profunda ânsia de viver motivo aparente de afastamento para quem vive amedrontado de o fazer. Não admito que em virtude de alguns pedaços de gente que fazem do seu dia um jogo de gato e de rato, tenha que me sentir pressa a emoções tiradas a ferros no olhar de quem por natureza nasceu cego. A emoção é uma surpresa mágica e não acredito que haja alguém que no extremo sentir não se depare com esta realidade…Intolerantemente sou livre! Leve-me isso a todos os extremos e a muitos erros ao longo da minha vida. Leve-me isso a muitos afastamentos e a muitos amores mal vividos. Leve-me isso a muitas lágrimas e a muitas discussões, mas que me leve a algum lado e que isso faça de mim um ser humano mais autêntico. Porque há tanto que eu não sei, outro que não vou ter tempo de aprender e outro tanto que não entendo, porque sei (porque é das poucas certezas que tenho) que há coisas que não quero para mim. Intolerantemente Sou! Sou alguma coisa sendo autêntico tudo o que sou. E embora muitos não saibam o significado de autenticidade, sabem pelo menos os parâmetros pelos quais rego a minha vida e sabem que não há nada que signifique mais para mim do isso e tudo o que lhe está inerente. Por isso para todos aqueles que fingem amar para se recompensarem dos erros futuros, para todos aqueles que querem aparentar um pódio baseado em falsas estruturas, para aqueles que se esquecem de viver e também para aqueles que adormecem sobre a sombra da que história vão contar amanhã, para ludibriar quem acredita honestamente nas pessoas e no significado absoluto que elas tem no seu verdadeiro existir, por todos nós, um eterno felicitar da Liberdade. Pelos anjos e arcanjos que fazem dos dias de hoje uma luta honesta e fundamentada em valores éticos como a verdade e a humildade. Por eles um sorriso porque vamos no caminho certo.
A verdade para alguns é apenas uma promessa, para outros é uma forma de estar.
Pela liberdade!
Para sempre e a qualquer custo!

dimensaooculta

12 comentários:

margarida disse...

Este texto faz-me lembrar um tango. Sensual, triste e arrebatador... pena não poder postar um video dos Gotan Project... ficaria a matar!
Beijos

Anónimo disse...

A verdade, a verdade só é uma, a busca constante pela felicidade, trabalho árduo de todos nós. A liberdade não pode ser uma palavra estranha nem de cariz explosivo do momento de raiva, é uma palavra de profundo saber conhecimento, filantropia e luta a sério quando digo a sério é mesmo sério, como partir umas quantas caras que precisam ser partidas, uns quantos senhores que devem ser metidos no seu lugar seja ele neste ou no outro mundo. A liberdade no sentido total da palavra em toda a sua latitude e longitude, é maior parte das vezes não usufruida pelos mesmos que por ela lutam num plano mais abrangente que o nosso quintalinho ou pessoa, ainda ontem vindo de uma reunião de amigos que se juntaram para dar três vivas ao Mestre Emídio Guerreiro, combatente em Portugal contra a ditadura, combatente activo contra o franquismo em espanha e resitente em França contra o hitler(propositadamente letra pequena para este senhor). Na ultima vez que falamos antes de partir para o seu oriente eterno, disse-me, miudo questiona sempre tudo mas cultiva o teu saber e levanta o braço quando assim tem de ser. A liberdade não pode nunca nem deve nunca ser um capricho individual, porque a minha liberdade tem de ser para todos, embora a perca muitas vezes para a poder dar a quem não a tem. Se se é tortuoso por não querer dar flancos, mentiroso por se lutar por caminhos não fáceis, se não social por se ter entregue o cartão do partido, se parvo por se ser pobre e não alinhar na negociata corrupta do país, então eu sou tudo isso, mas sempre Português, a querer o melhor para o meu país, pessoas formadas, informadas,com sentido de cidadania, em qua se sintam orgulhosos não por aldrabar mas sim por gnose, que não se gabem somente de literatura desportiva mas que saibam a sua constituição ou ao menos a carta dos direitos humanos, num país onde o cravo seja a flor...onde o cravo seja a flor. E nquanto o millenium ganha 200milh. de lucro sobre a base duvidosa das leis do felizmente já falecido sr. escriban, enquanto se faz do rendimento minimo forma de viver, enquanto o meu ex camarada primeiro ministro retira o credito bonificado e congela salarios, fazendo a sua negociata chegar a terras de Angola e por aí fora, nós calmamente vamos alinhando sim porque o Estado somos nós e, descartamo-nos disso deixando-o entregue ao partidarismo eis o resultado o estado são eles para quem nós vergamos a cabeça.
Sou livre por isso nunca andarei de bmw ou ter casa na foz, porque isso é para quem sabe roubar ou aldrabar, eu não o faço, viva a liberdade, viva a republica viva sempre o 25 de abril, viva a Liberdade, igualdade, fraternidade.
obrigado por me deixarem desabafar no vosso espaço.

Pedro Estorninho

Anónimo disse...

Todos os cravos são flores mas as flores não são todas cravos assim como nem todas as pessoas são gente.
A liberdade não se compra, vende ou dá. Ou se é livre ou não, sem bmw ou com ele, vivendo na Foz ou vivendo em Avintes ou em Labruges.
Nunca julgarei a liberdade dos outros pelo carro que conduzem ou pelo tamanho da casa, até porque nos dias de hoje, qualquer parolo Avintense pode conduzir um bmw se
o pagar às prestações durante dez anos. Não vou por aí. Talvez me engane…Talvez!
Não entendo como se perde a liberdade para se dar aos outros assim como não entendo como é que a liberdade é um capricho individual se ela por si só o é! Gritar orgulhosamente liberdade não é também um capricho individual?
Porque por estes lados ninguém avalia os amigos peelos cifrões da conta bancária e porque aqui ninguém se sente intimidado ou ameaçado por o tamanho da casa dos anjos ser pequenina, quase do tamanho do meu coração ( ou talvez a casa seja maior); vou só dizer que essas “falhas” materiais parecem incomodar mais aqueles que delas paadecem. Porque nesta vida tudo se pode amar, menos a mentira!
Os anjos ou têm asas ou não…se não tem não são e os que tem não precisam de um bmw para chegar a casa e nem precisam de uma casa na Foz para poder ver o Mar. O plano espiritual vai muito mais além.
E sim…a Verdade é só uma…é que o alvo é tão grande que é impossível falhar. Um dia nos encontraremos todos. Livres! Verdadeiros! Porque a liberdade pode ser tudo, até uma palavra (não estranha) mas de cariz explosivo, mas não de um momento de raiva…ou talvez sim.

Para poucos um excerto de um poema pequenino de uma obra tão grande, vinda de um quintalinho com vista para o infinito.

"...O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas
Essas e o que falta nelas eternamente,
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço...
...Porque eu desejo impossivelmente o possível
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser..."

Fernando Pessoa
Pecado original


dimensaooculta

Mariana disse...

As tuas palavras são uma imagem bonita, o retrato de uma noite de liberdade, mas também dos muitos dias em que se trava uma luta pelas conveniências que nos regem. Sem nos levar a parte alguma, as conveniências são,como o próprio nome indica, muito convenientes. Tornam a nossa existência sustentável e o nosso comportamento aceitável, mediante os parâmetros usuais.

Enfim, escolhas que se reflectem nas histórias que nos precedem.

Contudo, se há algo que aquela noite de liberdade me ensinou foi que as nossas escolhas são a parte mais importante da nossa história, são o reflexo da nossa passagem e das nossas turbulências interiores. E, se é para deixar um reflexo, prefiro deixar um reflexo de revolta, com simples cravos ou com sangue à mistura. Mas de revolta, de uma insistente vontade de viver. E hoje, é contra aqueles que insistem em criticar a intensidade das minhas escolhas que deixo estas palavras. Para todos que escolhem a facilidade das conveniências fica só o mundo de imitação, o real fica para quem ousa viver.

Para todos os que ousam viver comigo....até sempre!

Anónimo disse...

Pergunta qual a liberdade do país do crédito?
Pergunta qual a liberdade de Alvaro Cunhal na prisão, de Manuel Alegre no Exílio, qual a liberdade de em Portugal não se poder assumir um estado de alma fraterno, porque temos medo como no tempo do salazar, porque temos medo dos doutores da igreja como o tal escriban senhor e mestre da opus dei, que por acaso em Portugal está muito bem implantada, a começar por uma maioria empregadora e governamental?
Pergunta qual a liberdade de se ser posto na rua de um canal televisivo, por falar a verdade sobre as artimanhas do P.S.D, (Marcelo Rebelo de Sousa)?
pergunta qual a liberdade em Gondomar, na madeira, em Marco de canavezes que em 22 anos estiveram proibidos de comemorar o 25 de Abril?

resposta é assim que se perde a liberdade a lutar pela mesma.

Quando o valor incutido é o do respeita o bmw, o doutor e o padre, mais o "xor" presidente da camara, prefiro o tal caminho penoso e dificil, digam-me ou diz-me se esse tal talvez é mesmo talvez, não me parece que o seja,nem me parece que seja o fulano que grita alto liberdade alto em praça publica que tenha acesso à foz,mas deviam-no ter todos, infelizmente não é assim, mas vivam os que podem e lutam mesmo sendo penalizados por isso, a liberdade jamais pode ser, somente um gesto de momento e desespero, mas sim um gesto longo inteligente e arrebatador, pois por demasiados gestos bruscos temos nós uma só direita e do meu nosso lado, uma esquerda dividida, bem haja essa fraterna senhora essa grande sophia de mello quando escreveu, caminhar para a unidade unica, não só e egoista, porque a unidade unica somos muitos.
vejam bem á vossa volta vão à história e confirmem se quem muito lutou pela liberdade não perdeu a sua, aqui ficam uns nomes; Garcia LOrca, Ghandi, Humberto Delgado,Salman Rushdi, Emidio Guerreiro, Aristides de sousa Mendes, entre outros muitos mais.
Não me preocupa o status, como sabem os meus valores são outros, preocupa-me existir essa palavra, porque sem ela significaria que eramos todos iguais.
viva a liberdade igualdade fraternidade.
Já agora perguntem ao fulano labrego que compra o tal bmw a dez anos, quantos sapos engole e quantos "cús" beija por dia para atingir o tal status e que justiça defende o mesmo, é assim que se vive por cá no burgo, quando disse não terei foz nem bmw, é porque sapos só na net e cús só de quem amo, esta foi bem ao jeito nortenho, Hehe.
saudades vossas.
arcanjo miguel

Anónimo disse...

Falas bem…Em verdade digo que o fazes quase sempre bastante bem. Com a razão inflamada, coração ao alto e pronto para avançar. Não obstante isto, ouso dizer que a tua interpretação ficou aquém do verdadeiro significado das minhas palavras! Não posso deixar de concordar ctg no bem haja a essa grande senhora Sophia que sempre ousou sonhar além das fronteiras deste mundo e que mts vezes foi mal interpretada por o fazer. Sim porque essa senhora não era deste mundo porque tinha umas asas transparentes que a levaram a viajar por muitos mundos, tão superiores a este. Quanto a esse labrego de bmw, juntamos o ferreirinha com o seu gabinete de director de núcleo que tantos sapos engoliu e continua a fazer e tantas dianteiras beijou para agora estar no cimo da torre da sua própia ignorância face ao serviço que representa. Há também o telminho de gravata afinada até aos sapatos polidos, seguindo-lhe uma longa curvatura, imposta pelos muitos anos de exercícios em cócoras, a apanhar o futuro no pára-choques. Depois segue-se a Plebe e entre essa mesma Plebe perde-se uma mulher ou um homem pelos insistentes fracassos da instituição dita solidária que erra logo na base do organigrama, pois na sua essência é constituída por mulheres e homens partidários sem pensamento próprio, cujo único objectivo é o bem pessoal.
Falhamos todos…uns mais outros menos…uns por isto…outros por aquilo. Por não pagar o bilhete de comboio Lisboa-7 rios, por acreditar em relações que não nos trazem nada de novo, por querer ser mais do que a empregada de limpeza, só por ter um curso superior, por enfrentar as pessoas com o escudo de uma instituição mistério e querer ser mais por isso ou por acreditar sempre mais nos outros do que em nós. Cada um à sua maneira falha.
Mais uma vez digo, tudo nesta vida se pode amar menos a mentira e o alvo é tão grande que é impossível falhar.
Já dizia Sophia que toda a sua alma era feita de maresia que curiosamente rima com mentira que é a facilidade das conveniências em oposição à verdadeira pessoa que era e continua a ser.
Por ela, por todos os que ousam, por todos os que erram, por todos os que são Humanos, por todos os que escolhem dizer a verdade um beijo bem ao “jeito” do Porto. Saudades só mesmo para quem as deixa, quando as deixa carimbadas com selo branco isenta de subterfúgios. No DSM IV há um nome para essa doença da mentira, mas esse também é outro que pode ir plantar os assombros da alma para outro pasto que de quadrados está o dia cheio.

Bem hajam
Boas histórias
Bom fim-de-semana
Bom dia do trabalhador!!

dimensaooculta

Anónimo disse...

Depois de estar ausente durante algum tempo, estou embasbacada com o que leio e no bom sentido. Voces estão-se a sair muito bem!

Viva a liberdade, gente!
Tenho saudades Vossas, meninas.
beijocas Dulce

Anónimo disse...

Saudades tuas também! Dos sorrisos tidos e das brincardeiras feitas, da honestidade dos actos sem estranhos pressupostos, do riso puro da amizade que não se compara a nada...que reaje sempre de forma diferente perante a normalidade da vida!

dimensaooculta

Anónimo disse...

...Se me dão licença :) ...
Beijos e abraços para todos Vós,os que aqui partilham...
Que a revolução e a liberdade nos torne Grandes e nos permita usufruir da Natureza da mesma forma como a sentimos.
A Natureza de cada um de Nós!

Bons sorrisos...
Boa energia...
Boa Vida!

:)

Anónimo disse...

A Natureza de cada um de nós...A energia de cada um de nós como uma sociedade global e globalizante. Onde o Amor e a Bondade reinem como principais leis deste mundo, onde o julgamento primário caíria na profunda ignorância de onde nasce!
Muito boa energia DeA! Que os teus sorriso sejam livres de julgamentos e falsas proposições e que sejam eles de uma Natureza honesta, com muito amor verdadeiro e bondade!

dimensaooculta

Eu disse...

Lindo.
Sinceramente...

Bjinhos*

Anónimo disse...

Obrigada Daniel...meu anjinho da luz!

dimensaooculta