quinta-feira, outubro 27, 2005

(In)tacto

Caro Candidato,

Na sequência da sua candidatura ao Programa INOV Contacto, e tendo sido indicado para a realização de testes de selecção junto da empresa EGOR, lamentamos informá-lo de que foi considerado NÃO APTO a integrar este Programa de estágios internacionais.

Agradecendo a disponibilidade demonstrada e desejando-lhe os maiores sucessos profissionais, apresentamos os nossos melhores cumprimentos


Vera Saudade e Silva
Directora do Programa
Icep Portugal


A rejeição...

A mesa era rectangular, o que já não previa nada de bom... o círculo é perfeito...o rectângulo é apenas um esboço da perfeição, com pontas afiadas que se insinuam pelo caminho. Enfim...o gajo da gravata, do Banco Federal Alemão, também não ajudou à digestão. Depois de uma noite mal passada mas muito bem bebida, aquele era um conjunto demasiado surreal para a minha compreensão parcelar da realidade. Olhei para eles e senti-lhes o cheiro. A carne morta, à vida interrompida, às frases encomendadas e à postura recomendada...tudo perfeito, pulido...filhos do neo-liberalismo, filhos da puta.
Lembrei-me de nós, de tudo o que passamos juntas, dos outros que nos rodeiam...lembrei-me de ti. Percebi, sem muito esforço ou convicção, que aquele não era o meu lugar. O espírito de liderança, a capacidade de iniciativa e a atitude empreendedora não me servem, não há número que se adapte...é justo, demasiado curto...Eu que falei dos meus defeitos, das minhas virtudes e, sem querer, dos meus próprios medos. Ela, a técnica de recursos humanos, que permanecia impassível. Eu sorria, ela escrevia...foi assim, numa sala pequena e perante um ar gélido, maquinal e em quinze minutos que se escreveu a pequena história da minha incursão num mundo competitivo, excessivamente ordenado, esquemático e redutor.

Como já era previsível, a frieza de uma tarde acabou por se diluir num simples
e-mail...compreensivamente concreto... esquematicamente gelado.

P.S. para o ano lá voltarei a concorrer...espera-se que até lá o mundo me tenha ensinado a viver assim...com fórmulas de cálculo.

3 comentários:

Anónimo disse...

...Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ningué, me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
- Sei que não vou por aí!
José Régio

Para onde fores estarei sempre aqui a acreditar sempre na tua tão sincera e honesta forma de vida.
Apenas porque acredito em ti...Porque acredito que vale apenas viver com pessoas como tu do nosso lado.
Adoro-te!
dimensaooculta

Mariana disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mariana disse...

Há dias em que as palavras são o nosso melhor conforto. Pelas palavras, pelo conforto e pela tua amizade o dia de hoje já terá valido a pena.


Obrigada.
Adoro.te!